O Gestor de TI


Me pediram esses dias o que faz o Gestor de TI em uma empresa, se era o "cara" que cuidava dos computadores e tal.. eu disse que sim, e muito, mas muito mais, alem disso.

O Gestor de TI deve, não só cuidar dos computadores, mas conhecer todos os aspectos de negócio das empresas que dependem dos serviços de TI, bem como, gerenciar todos os serviços de TI compostos por N itens de configuração (parque tecnológico) que devem ser gerenciados pelo gestor e seus analistas. 

O Resultado do trabalho de um gestor deve ser orientar os diretores da empresa na tomada de decisões estratégicas de negócio, da mesma forma, elencar custos e buscar recursos para aumentar a capacidade de produção de um determinado setor ou departamento, não da TI.

O que observa-se, na maioria dos casos, as empresas colocam a "Informática" como um centro de custo independente, transformando todo o custo operacional da empresa com tecnologia da informação em um único departamento, TI.

É nesse ponto que o Gestor deve trabalhar, mostrando para a empresa, que TI é um ativo estratégico, que através da TI a empresa esta tendo resultados e, por fim, segmentar e diluir os custos entre os departamentos, atribuindo desde o licenciamento, manutenção, suporte e novas aquisições os centros de custo de cada departamento que "consome" a TI. Chegando neste nível de controle, um gestor pode calcular o custo total de propriedade (TCO) do parque tecnológico e até mesmo, baseado em dados estatísticos, comprovar junto aos diretores a degradação ou não, da performance na produtividade da empresa, por causa de problemas relacionados à tecnologia.

Estas informações são a chave para justificar novos investimentos, novas tecnologias, no intuito de fazer a empresa crescer, expandir, e ainda, facilitam o calculo do retorno destes novos investimentos (ROI).

Esse é o papel do Gestor de TI. #ContrateUmGestorDeTI